Encontro de Pesquisa em Comunicação

 

 

Datas importantes:
1. Prazo para submissão de trabalhos: prorrogado até 15 de setembro de 2017
2. Autores - Inscrições pagas até 10 de setembro: R$ 50,00 (estudante) e R$ 70,00 (pesquisador)/ Inscrições pagas até 01 de outubro: R$ 70,00 (estudante) e R$ 100,00 (pesquisador)
3. Ouvintes-  - Inscrições pagas até 10 de setembro: R$ 20,00 (estudante) e R$ 30,00 (pesquisador)/ Inscrições pagas até 01 de outubro: R$ 30,00 (estudante) e R$ 50,00

IMPORTANTE: É necessário enviar o comprovante de pagamento da taxa de inscrição para o e-mail enpecomufpr@gmail.com

A integração do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e democratização do saber e, em particular, é ainda mais evidente na área das Ciências Sociais Aplicadas que se caracteriza pela reflexão e aplicação dos conhecimentos na prática cotidiana. Assim, a nona edição do Encontro de Pesquisa em Comunicação – IX ENPECOM, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná, estará integrada com  a sexta edição do Encuentro de la Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad - VI RELAIP e com a  segunda edição do Encontro de Consumo e Modos de Vida da Região Sul  - II CONSUMO SUL.


Os eventos encontram seu fundamento na discussão  sobre MÍDIA e CONSUMO e buscam compreender o complexo sistema de significação que é o consumo, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades prático-simbólicas do ser humano, imprimindo sentido no mundo, tornando-o inteligível;  com a difusão de conteúdos diversificados que normalmente reificam os valores dominantes da sociedade de consumo que ocorrem através das onipresentes plataformas midiáticas, que amplificam as relações comunicacionais da humanidade em escala planetária.


A associação entre mídia e consumo num processo simbiótico que caracteriza a sociedade contemporânea é o que permeia muitas das pesquisas e discussões que ocorrerão nos eventos integrados IX ENPECOM, VI RELAIP e II CONSUMO SUL. Os eventos colocarão no centro da discussão os desafios de se pensar as relações entre a humanidade, a cultura e a natureza no momento em que o valor-de-uso dos bens de consumo é convertido em valores estéticos, míticos e ritualísticos para seu público-alvo, para posteriormente referendar seu valor de troca nas relações econômicas, nas quais o seu grande fundamento de base, a natureza, encontra-se eclipsada pelas magias e encantos do consumo midiatizado e das narrativas publicitárias.


Para 2017, considerando o caráter interinstitucional e internacional do evento, os GTs foram reformulados e ampliados para possibilitar maior amplitude nas discussões:
1. Comunicação, Mídia e Consumo;
2. Comunicação, Sociedade e Cultura;
3. Comunicação e Política;
4. Design e Consumo;
5. Consumo e Cultura Digital e;
6. Consumo, Corpo e Subjetividades.


Portanto, fortalecer e ampliar o debate e a produção intelectual em comunicação nas interfaces com consumo, cultura, design, jornalismo, publicidade, marketing, mídia e política,  bem como possibilitar acesso às pesquisas em andamento na área da Comunicação Social, incentivando o desenvolvimento de pesquisas futuras e criando um espaço permanente de reflexão e interdisciplinaridade para a comunidade acadêmica paranaense, brasileira e latino americana são as metas do IX ENPECOM, VI RELAIP e II CONSUMO SUL.

Os eventos acontecerão entre 09 e 11 de outubro em Curitiba/PR:
UFPR (Campus Juvevê): Rua  Bom  Jesus,  650 – Juvevê.
UTFPR (Campus Curitiba): Avenida  Sete  de  Setembro, 1365  - Centro.
UNINTER (Campus Tiradentes): Rua Saldanha Martinho, 131 - Centro.