GT DESIGN E CONSUMO

Coordenação: Dda. Lindsay Cresto (UTFPR) e Dda. Anna Lucia Vörös (UTFPR/UFPR)

 

Ementa:

Este GT tem como eixo as pesquisas sobre o design e suas relações com as práticas de consumo, a partir da perspectiva dos estudos da cultura material, buscando compreender o papel do design nas sociedades contemporâneas. O design, como atividade comumente associada à produção de bens e artigos industriais, participa de várias dimensões do consumo que vão muito além da compra e que envolvem aspectos referentes à produção, ao consumo e à circulação de artefatos. O design, longe de ser uma atividade neutra, provoca efeitos duradouros na sociedade pois os artefatos circulam na sociedade e dão sustentação às práticas de sentido, aos discursos e visões de mundo, podendo reforçar desigualdades e relações de poder, ou servir como estratégia de resistência. Neste sentido, o consumo é entendido como prática cultural que evidencia a importância das materialidades na constituição de identidades, servindo como sustentação para discursos e práticas mediados pelo consumo.