• enpecomufpr@gmail.com

GTs

Grupos de Trabalho do XI Enpecom

 

1. Comunicação, imprensa e opinião pública

Coordenador: Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Marques
Coordenadores discentes: Naiza Comel e Nilton Cesar Monastier Kleina

Este Grupo de Trabalho acolhe investigações que abordam temas pertinentes à interface entre a Comunicação e a Política. Dentre as dimensões da política midiática aqui consideradas são privilegiadas as práticas relativas à cobertura jornalística. Ademais, também aceita-se trabalhos que discutam sobre formas de instrumentalização dos media que envolvem estado, governo, movimentos sociais, partidos e demais atores e instituições que participam da conformação da opinião pública nas democracias contemporâneas. O Grupo de Trabalho também privilegia a utilização de plataformas e de tecnologias de comunicação que abrigam fenômenos concernentes à comunicação pública, ao discurso político, à imagem pública e aos debates que habitam as esferas públicas em seus diferentes âmbitos e efeitos.

 

2. Comunicação, eleições e estratégias de campanha

Coordenadora: Prof. Dra. Luciana Panke
Coordenadores discentes: Mateus da Cunha Santos e Ricardo Germano Tesseroli

Os processos eleitorais compõem a dinâmica política nas democracias. Nos meses que antecedem os pleitos, durante a campanha em si e a toma de posse dos representantes populares movimentam o debate público nas mais diversas formas – conteúdos propagandísticos, jornalísticos – veiculados em plataformas distintas, como rádio, televisão, internet e meios impressos.  Com isso, o GT aceita pesquisas desenvolvidas nas mais diversas possibilidades metodológicas que tratem de análise de campanhas eleitorais, imagem pública, narrativas jornalísticas sobre eleições, discursos eleitorais, discursos de ódio, fake news, marketing de causas, psicologia do voto, mobilização popular e ativismo eleitoral.

 

3. Comunicação, ativismo e participação política

Coordenadora: Prof. Dra. Kelly Prudencio
Coordenadores discentes: Cristiane Sinimbu Sanchez e Luciane Leopoldo Belin

O GT reúne trabalhos de pesquisa que abordam a relação entre a comunicação e processos de participação política, envolvendo distintas organizações sociais e suas respectivas estratégias de mobilização. O grupo abrange também o ativismo digital em suas mais variadas formas, além de articulações — sejam com outros atores políticos ou instituições que configurem uma interação entre sociedade civil e Estado. Um dos eixos privilegiados é a discussão sobre discurso de ódio e redes digitais.

 

4. Comunicação e política em ambiente digital

Coordenador: Prof. Dr. Emerson Cervi
Coordenadores discentes: Afonso Ferreira Verner e Júlia Frank de Moura

O GT recebe trabalhos que tratam da descrição e análise de diferentes formas de participação democrática em ambientes digitais. Seja do ponto de vista institucional, quando instituições estimulam ou abrem espaço para a participação digital, seja do ponto de vista da elite democrática, quando líderes políticos ou representantes decidem usar ambientes digitais para se comunicar com seus liderados ou quando os representados, cidadãos comuns, utilizam ambientes digitais para se manifestarem a respeito de temas públicos. Consideram-se ambientes digitais os espaços semipúblicos onde é possível a formação de redes e de conexões por interesses, temas ou por pessoas. Dá-se preferência por trabalhos de cunho majoritariamente empíricos, que tenham propostas de inovação no acesso aos dados de ambientes digitais ou nas formas de tratamento e descrição de conteúdos que circulam nas democracias digitais.

 

5. Comunicação, Sociedade e Cultura Digital

Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Botelho
Coordenadores discentes: Fabia Cristiane Ioscote e Manoella Fortes Fiebig

Comunicação, Tecnologia e Sociedade. Este Grupo de Trabalhos tem interesse em pesquisas e artigos sobre temas relacionados às convergências tecnológicas e suas implicações na sociedade e na cultura. Abrange também assuntos sobre sociabilidade mediada por interações digitais em rede; Práticas de comunicação em processo de reconfiguração de produção, circulação e consumo. Ainda, aceita trabalhos sobre aspectos específicos da sociabilidade contemporânea em espaços de fluxos: lugar e não-lugar; espaço e tempo; corpo; cultura urbana digital. Além disso, o grupo também busca agregar os tensionamentos entre a comunicação e performatividade algorítmica e usos e aplicações de big data na comunicação.

 

6. Comunicação e Gênero

Coordenadora: Prof. Dra. Valquíria John
Coordenadores discentes: Larissa Drabeski e Joana Gall Pereira

O GT receberá trabalhos que contemplem estudos e reflexões sobre as relações entre comunicação, gênero e sexualidade, tanto na perspectiva de suas representações midiáticas quanto na circulação e recepção dos conteúdos que abordam a temática. A proposta do GT é reunir pesquisas que discutam, analisem e reflitam sobre como as identidades e papéis de gênero e sexualidade são produzidas, representadas, processos de identificação, circulação  e as produções de sentido que desencadeiam a partir de narrativas midiáticas diversas, preferencialmente em pesquisas que articulem esses aspectos à temática geral do evento.

 

7. Comunicação, Ficção e Audiovisual

Coordenador: Prof. Dr. João Martins Ladeira
Coordenadores discentes: Keyse Caldeira de Aquino Macedo e Tiago Mendes Alvarez

O GT engloba os diversos formatos e gêneros tanto narrativos quanto não narrativos relativos à imagem em movimento e aos experimentos sonoros que dela fazem parte. Interessa-se pelas diversas mídias que se colocaram à disposição para essa experiência, desde o cinema e assim chamados “pré-cinemas”, passando pela televisão, até o digital. Reflete tanto sobre a dimensão social dos significados e ideologias do audiovisual quanto sobre questões estéticas relativas à imagem. Debruça-se sobre a dimensão técnica e sobre as constantes renovações de linguagem que vêm associadas a tais renovações. Abre-se a pesquisas empíricas e também a visadas teóricas das mais variadas. Refere-se à especificidade de certos meios, e também às suas dinâmicas de convergência e hibridização, na expectativa de dar conta da pluralidade de temas que se referem a esse audiovisual.

 

8. Comunicação, Mídia e Consumo

Coordenador: Prof. Dr. Fabio Hansen
Coordenadores discentes: Rodrigo Engelbert e Sionelly Leite da Silva Lucena

O GT Comunicação, Mídia e Consumo aceitará pesquisas que contemplem o funcionamento do sistema midiático na perspectiva do consumo em suas dimensões material, simbólica e cultural. A proposta investigativa do GT prioriza o consumo como fenômeno social que constrói identidades, produz subjetividades, define modos de pertencimento a grupos sociais, cria mapas culturais, estrutura valores, comportamentos, modos de vida e relações sociais. Estão no escopo do GT estudos sobre narrativas midiáticas e imaginários culturais que revelem a linguagem do consumo como forma de comunicação, de sociabilidade e de formação dos sentidos sociais. Os trabalhos poderão refletir sobre: 1) consumo cidadão; 2) tendências e comportamentos de consumo; 3) discursos midiáticos e produção simbólica; 4) comunicação publicitária e mercadológica; 5) experiências imateriais em ambientes concretos ou virtuais; 6) dimensão política, ética e ideológica do consumo; 7) movimentos contra-hegemônicos associados às práticas de consumo.

 

PAINÉIS
Espaço para apresentação de graduandos e graduados.

Sessão 1 – Coordenadores discentes: Arielly Cristina de Moura Grande Benato e Felipe da Costa
Sessão 2 – Coordenadores discentes: Marcela Barba Santos e Patrícia Del Claro
Sessão 3Coordenadores discentes: Louize Nascimento e Helen Anacleto
Sessão 4 – Coordenadores discentes: Rafaeli Francini Lunkes Carvalho e Roscéli Kochhann