• enpecomufpr@gmail.com

Mídia, democracia e eleições

Coordenação: Prof. Dr. Emerson U. Cervi | Assistência de coordenação: Rafaela Sinderski

Pesquisas sobre diferentes relações entre meios de comunicação, democracia e eleições no Brasil e América Latina. São aceitos trabalhos que tratem da interface entre mídia, sistema democrático e processos eleitorais, instituições do sistema comunicacional, do sistema representativo, atores sociais, comunicação eleitoral e opinião pública. Dá-se prioridade a abordagens empíricas de pesquisas em nível de pós-graduação em andamento.

 

Programação

27.09.2018

Ordem de apresentação

Trabalho

Autor(es)

1

Quais os conceitos de deputado estadual, oposição e situação nas páginas dos jornais rondonienses em 1983?

Vinicius Rodrigues Dias

2

E-cidadania: o Senado quer sua opinião. Quer mesmo?

Tadeu Sposito do Amaral

3

As novas tendências midiáticas para a gestão pública: o caso do aplicativo institucional Câmara Participativa

Marco José de Souza Almeida

Luiz Ademir de Oliveira

4

Transparência digital aplicada ao Poder Judiciario: um levantamento dos mecanismos de transparência do Conselho Nacional de Justiça

André Felipe Schlindwein

5

Eu quero votar para presidente: uma análise de enquadramento de editoriais sobre o movimento por eleições diretas no Brasil em 2017

Renato Sordi Tolentino da Silva

6

Política no YouTube: observação e análise dos conteúdos “em alta” na plataforma de vídeos

Nilton Cesar Monastier Kleina

7

Análise da cobertura internacional dos portais Folha de São Paulo e O Globo na editoria ‘mundo’

Marina Michelis

Camilla Quesada Tavares

28.09.2018

Ordem de apresentação

Trabalho

Autor(es)

1

As possibilidades e limitações do Facebook como esfera de interações democráticas

Fernanda Cavassana de Carvalho

Vitor Matheus Beira Machado

2

Personalismo, o discurso do “não político” e a estratégia da renovação: uma análise da comunicação eleitoral no Facebook em casos de sucesso nas eleições de 2016

Rafael Rocha

3

O tema da transparência nos posts de Facebook dos candidatos à prefeitura de Curitiba em 2016

João Guilherme Frey

Yachan Pinsag

4

Caiu na rede é voto: uma análise da campanha de Márlon Reis, no Facebook, para governador do Tocantins na eleição suplementar de 2018

Carlos Oliveira Santos

Leocândido Silva Santos

5

Temas de pré campanha no Facebook: o caso dos candidatos ao governo do paraná Cida Borghetti e Ratinho Júnior

Daniela Neves

Juliane Lima

Kelwin Cardoso

6

Estratégia de comunicação e transparência governamental em redes sociais digitais: um estudo exploratório do Facebook e do Twitter do ministério da transparência, fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU)

Andressa Butture Kniess